Rob Janoff
Nascido em Culver
City, suburbio de Los Angeles,e educado na
Universidade Jose State, Rob iniciou seu trabalho na indústria do
Design, e logo focou sua carreira no design gráfico.
Depois da faculdade em 1970,Rob começou a trabalhar em agências
e para clientes em particular. Em meados de 1977 ele conseguiu estabilidade na
agência Palo Alto, logo após seu ingresso nessa impresa, foi selecionado para
ser responsável pela criação do logo da Apple, e este se tornou seu trabalho
mais influente.
A base para criação do logo foi sua visão extremamente
conceitual,ninguém poderia imaginar o sucesso que o logo teria, Rob Janoff
trabalhou com lápis, papel, cola, tesoura e canetas, ferramentas que, nos dias
atuais, inviabilizariam a criação de uma marca profissional. Foram apresentadas
duas versões: uma com a mordida e a outra sem.
A primeira vinha nas cores do arco-íris invertidas esta acompanhou o lançamento do Apple II, primeiro
microcomputador com tela colorida.
Muito se especulou sobre o verdadeiro significado dos
elementos presentes na marca da Apple, e Rob diz que as pessoas ficam
frustradas quando descobrem o seu real significado.
Rob explicou que as cores apenas coincidiram com o
lançamento do Apple II, e tiveram sua vigência prolongada até que não se
aplicaram mais ao design e à proposta dos novos produtos da Apple, até que foi
substituída pela maçã mordida sem cores.
Quanto a forma, egundo seu criador, a mordida foi utilizada
para resolver um possível problema de escala, pois ao adicionar uma mordida,
evitava-se que a maçã fosse confundida com uma cereja.
Rob continua fiel aos produtos da Apple, os quais sempre
utilizou para trabalhar. Diz que pensa em em aposentadoria, mas que o atual
cenário econômico não favorece essa decisão.