);} Fora de Órbita: novembro 2011 -->

domingo, 27 de novembro de 2011

Calvin e Haroldo

Oiie  ^^


Eu gosto mto de tirinhas ( HQs ) já falei qui sobre Charlie Brown e Snoppy ( Minduim ) de Charlez Schulz e hoje vou falar sobre outro personagem que também tem um bichinho como melhor amigo, Calvin e Haroldo de Bill Watterson.


                                                                     


Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.
Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem.
Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais.

Os nomes dos personagens não foram escolhidos por acaso ... 
 O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.
Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "O homem é o lobo do homem" — ou seja, cada homem é o predador de seu próximo. De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência políticae filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.

A explicação de onde vieram os nomes e do por que cada um deles ficou famoso ajuda a entender a relação entre o menino Calvin e seu adorado tigre de pelúcia Hobbes (Haroldo). Em diversos momentos, Calvin diz que não tem qualquer razão para estudar ou fazer suas tarefas de casa porque ele é um predestinado à grandeza. Haroldo é o melhor amigo que uma criança poderia querer, sendo um companheiro de aventuras e uma muralha para se rebater idéias e criar situações. Ainda assim, ele tem todos os comportamentos de um gato caseiro, sendo preguiçoso e amável em um momento e, em outro, sem muita razão, resolve que o melhor caminho é o caos.


A tradução de Hobbes para Haroldo no Brasil foi criticada por muitos fãs, uma vez que o nome é uma homenagem e não apenas um nome qualquer.

Os principais personagens são:
Calvin: um menino de seis anos que vive diversas aventuras e não perde uma chance de se aventurar com sua própria imaginação.
Hobbes (ou Haroldo): o tigre de pelúcia e maior parceiro de Calvin.
Mãe e pai de Calvin (que nunca recebem um nome na série)
Susie Derkins: vizinha e colega da escola de Calvin, aparentemente destinada a ter uma eterna relação de amor-ódio com ele.
Miss Wormwood: a professora de Calvin.
Rosalyn: a dita por Calvin como a "terrível" babá, que é a única da cidade disposta a fazer o serviço de cuida-lo.
O valentão Moe
Além de diversas outras formas e seres inventados por Calvin como : extra-terrestres, super-heróis, dinossauros e outros, que muitas vezes terminam por ser substituídos pela sua professora aos berros para que ele preste atenção nas aulas.

  O que eu mais gosto nas tiras foi a maneira como Bill Watterson conseguiu unir humor, crítica social e até mesmo um pouco de filosofiaOs principais personagens são:
Calvin: um menino de seis anos que vive diversas aventuras e não perde uma chance de se aventurar com sua própria imaginação.
Hobbes (ou Haroldo): o tigre de pelúcia e maior parceiro de Calvin.
Mãe e pai de Calvin (que nunca recebem um nome na série)
Susie Derkins: vizinha e colega da escola de Calvin, aparentemente destinada a ter uma eterna relação de amor-ódio com ele.
Miss Wormwood: a professora de Calvin.
Rosalyn: a dita por Calvin como a "terrível" babá, que é a única da cidade disposta a fazer o serviço de cuida-lo


Não é somente o tigre de pelúcia que ganha vida na imaginação de Calvin, em todo tempo, e principalmente durante as aulas na escola, ele ficava a imaginar diversas outras formas e seres como : extra-terrestres, super-heróis, dinossauros e outros, que muitas vezes terminam por ser substituídos pela sua professora aos berros para que ele preste atenção nas aulas.

 O que eu mais acho interessante nas tiras foi a maneira como Bill Watterson conseguiu juntar humor,crítica social e até mesmo um pouco de filosofia de forma tão infantil e natural :  

                                                              
   



                                                                         
                                                                           

                                                                               

 A criatividade de Calvin é o que o salvava do tédio e o levava a tantas descobertas, para mim essa é a parte mais significante do quadrinho, ver onde a mente pode nos levar :D                                                                    
 ***************
 Em breve novidades em comemoração aos 110 seguidores =(^.^)= 
  

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tag,Desafio e Award

   Hello ^^ 


  
   
 Passei um tempinho sem vir aqui ao blog por falta de tempo, mas quando voltei tive uma surpresa que me deixou muito feliz :D  Tinha ganhado várias Tags,Selinhos e um Award . Muito Obrigada meninas  =(^.^)=  Gostaria de agradecer também a todo mundo que vem sempre comentar aqui no blog, porque é isso que me faz ter sempre vontade de mantê-lo  e continuar compartilhando um pouco do que eu penso aqui com vcs *--*  


  Mas então, vamos lá : 


 Essa  Tag eu ganhei de dois blogs que eu amo o   Desing And Editions Delicious e o Cold Cute  e a Tag é : 


  • Responder a Tag, passar para 10 blogs e dizer de quem ganhou 


  • Cor favorita: Azul marinho, rosa e preto
  • Animal favorito: Corujinhas  
  • Número favorito: 26, que é o dia do meu aniversário *-*
  • Dia favorito: Sexta-Feira 
  • Suas paixões: Música,Literatura,Fotografia,Doces
  • Facebook e Twitter: Facebook, como não tenho Twitter vou por o link do meu Tumblr Tumblr da Geh -> Cherry Bomb 26 !
  • Flor favorita: Minhas flores favoritas são as flores que dão nas cerejeiras 
--> Gente vou colocar as Tags primeiro, depois eu repasso pros outros blogs lá no fim, ok ? ;) 

   O desafio também foi do Cold Cute e é o :  

Desafio de Não Natal

2 coisas sobre mim:


  • Tenho 17 anos, sou geminiana, vou pra faculdade de Desing Gráfico ano que vem ( Se Deus quiser :) já li toda a Saga de O Senhor Dos Anéis e toda a Saga Crepúsculo, estou trabalhando pela 1° vez ( por isso ando sumida do blog ) sou cristã.  Nossa falei quase tudo, nem sei o que deico pra segunda coisa rsrs 
  • Bem, então vamos lá, seguda coisa : adoro coisas alternativas, por isso a decoração do meu quarto foi toda feita com enfeites antigos que eu ganhei de parentes *--*  
O que eu quero de natal:
  • Um violão
  • Passar um dia no país das Maravilhas 
  • Um mangá da Sailor Moon
  • Uma viagem o capitão Jack Sparrow no Pérola Negra

    Outra coisa muito legal que ganhei foi um Award do blog  Devices Of Creativity  da Mari =(^.^)= 

 Bom, agora vou indicar a  Tag e o selinho para outros blogs : 

                                                                                  Doce Sonho de Menina 

                                                                                   Himitsu 

                                                                         
                                                                                    Kitsune
                                                                                 


                                                                                    Death & Strawberry

   Gostaria de indicar mais blogs, mas a falta de tempo não me permitem, perdoem-me ... mas quem estiver lendo e gostar pode pegar o selinho e a tag, é só seguir as regras.

   Não sei quando poderei postar de novo, mas enquanto isso estarei pensando em um assunto legal para o próximo post, enquanto isso vcs que estão por aqui podem dar sugestões do que querem ver  =(^.^)=                      Atée Mais !!!                                                                                                         

                                                                    

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Poemas e Poesias

    Oiie ^^ 




   Eu sou apaixonada por todo tipo de arte feita com palavras, já que para mim essas são as únicas maneiras do ser humano de externar seus sentimos ... sim, as palavras, e elas se tornam mais mágicas ainda quando vem em forma de música ou literatura, principalmente quando, na literatura, são usadas em formas de poemas e poesias *--* 


 '' A poesia  é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.sentido da mensagem poética também pode ser importante, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.''




  
 No Brasil e fora dele, há muitos poetas que valem ser citados, colocarei aqui alguns dos que eu mais gosto S2 




 * J.R.R Tolkien 


  Na lista dos meus preferidos está o mestre da poesia celta, Sir Jhon Ronald Reuel Tolkien, ou simplesmente J.R.R Tolkien conhecido por ser o autor da trilogia '' O Senhor Dos Anéis '' um dos livros que fazem parte  o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O HobbitO Senhor dos Anéis e O Silmarillion. 
 Além de ser um grande escritor de narrativas, Tolkien também era um grande poetas, para mim suas melhores poesias estão no livro '' O Hobbit '' sendo que há algumas bem interessantes nos outros livros também ... listarei aqui minhas preferidas : 


             *   A Estrada em frente vai seguindo
Deixando a porta onde começa
Agora longe já vai indo
Devo seguir, nada me impeça

Por seus encalços vão meus pés
Até a junçao com a grande Estrada
De muitas sendas através
Que vem depois? Não sei mais nada... 
                                     Bilbo Bolseiro ( personagem criado por Tolkien ) 






                                                   Lothlórien a morada dos elfos no mundo criado por ele                          


 A própria Terra Média, mundo que ele construiu era um tema frequente em suas poesias, como vemos nessa : 


 " No campo ressecado vento havia,
mas na floresta nada se movia:
Trevas soturnas, diurnas, noturnas,
coisas turvas o calor escondia.

O vento desceu dos montes gelados,
Rugindo em ondas qual mar agitado;
Os ramos fremiam, a floresta bramia,
De folhas o chão estava forrado.

De Oeste para Leste o vento em festa;
Cessara o movimento na floresta
Mas aguda e fatal, pelo pantanal,
Sua voz sibilante uiva e protesta

Assobia o capim curvando as flores,
Batem os juncos, seguem-se temores:
Sobre o lago agitado um céu calado,
Nuvens correndo rasgadas e horrores.

As desertas montanhas lá se vão,
Varre ela agora a toca do dragao:
Trevas e negrume, pedras em cardume,
Fumaça impregna o ar de escuridão.

Deixa o mundo e sua fuga continua,
sobre os mares da noite ele recua.
Ao som doce da brisa a lua esliza,
acende-se uma estrela e a luz flutua."


 Além dos elementos tirados da cultura celta, e um certo tom melancólico, algumas de suas poesias remetiam a cenas divertidas e lúdicas, como é possível ver em alguns trechos desse poema : 

 *   Existe um lugar alegre e antigo,
ao pé da colina rara;
Lá tem cerveja tão escura
Que o homem da lua veio a procura
uma noite e encheu a cara.

O dono tem um gato alcoólatra
que sabe tocar violino;
Sobe e desce o arco suave,
Em cima agudo, embaixo grave,
no meio serrote fino.

O dono tem um vira-lata
que adora ouvir piadas;
Quando o povo está animado,
Empina a orelha concentrado
e ri a bandeiras despregadas.

Tem também vaca chifruda
orgulhosa como rainha;
Ela gosta de música à beça,
Rebola o rabo e arremessa
Dançando solta sozinha.

Ai! Os lindos pratos de prata
e os talheres em quantidade!
Há aos domingos um par convidado,
E tudo é polido e cuidado
ao sábado pela tarde.

O Homem da Lua vai bebendo,
o gato toca com bossa;
Prato e garfo dançam na hora,
Rebola a vaca lá fora,
e o vira-lata o rabo coça.
               [...] 


  
* Lewis Carroll   


  Ainda na literatura internacional, outro poeta que me fascina é Lewis Carroll conhecido por ser o autor de '' Alice no país das maravilhas ' e os poemas presentes neste livro, além de outros poemas escritos em estilo nonsense ao longo de sua carreira literária, são considerados por críticos, em função das fusões e da disposição espacial das palavras, como precursores da poesia de vanguarda. 


 Suas características e sua visão bem particular  de mundo, ficam bem evidentes nesta poesia : 


  *                                Acerte ou Erre 

Nenhum careca necessita pente;
Nenhum lagarto tem cabelo.

Alfinetes não são ambiciosos;
Agulhas não são alfinetes.

Algumas ostras estão caladas;
Pessoas caladas não são divertidas.

Rãs não escrevem livros;
Algumas pessoas usam tinta para escrever livros.

Certas montanhas são intransponíveis;
Todos os estilos podem ser transponíveis.

Nenhuma lagosta é insensata;
Nenhuma pessoa sensata espera impossibilidades.

Nenhum fóssil pode ser em amor cruzado;
Uma ostra pode ser em amor cruzada.

Um homem prudente evita hienas;
Nenhum banqueiro é imprudente.

Nenhum sovina é altruísta;
Só os sovinas guardam cascas de ovo.

Nenhum militar escreve poesia;
Nenhum general é civil.

Tods as corujas são satisfatórias;
Certas desculpas são insatisfatórias. 


Assim como nesse poema : 

 * Se eu desse um tiro no sol
Com minha espingarda, aposto
Que o tiro atingia o alvo,
Muitos anos depois, claro.

Porém se a bala torcesse
Sem rumo para as estrelas,
Sequer chegava à mais próxima:
Estrelas são tão remotas...


                                                         O Chapeleiro Maluco, o personagem que para mim melhor representou as excentricidades do autor                                     

 Os temas da poesia de Carroll, apesar de sempre conterem sua marca, tinham temas variados, o próximo é sobre as estações do ano e esta no livro '' Alice No País Do Espelho '' 

 '' Agora que do inverno sinto a aragem
   Canto esse versos em vossa homenagem
    Na primavera,quando o mato cheira incenso,
   Com a minha débil voz eu digo o que penso 

    No verão quando os dias são longos
    Talvez você compreenda os ditongos
   no outono quando as folhas ficam amarelas
   Tomo pena e tinteiros e vou para as janelas 

  Apesar dos temas variados, o clima pscicodélico, sua marca registrada, está sempre presente, veja como o poema anterior termina 

    Mandei recado aos peixes
    Dizendo o que queria ;
    Os peixes responderam
    Naqueles mesmo dia 
    Responderam dizendo
    Que noutra freguesia
    Eu fosse pregar pregos '' . 

É por isso que eu gosto tanto da maneira de escrever dele :)  Bem, '' fora de órbita '' 


  Na literatura brasileira, me encantam os poemas de Cecília Meireles, por sua sensibilidades em transformar sentimentos profundos em palavras 

*  LUA ADVERSA 

Tenho fases, como a lua 
Fases de andar escondida, 
fases de vir para a rua... 
Perdição da minha vida! 
Perdição da vida minha! 
Tenho fases de ser tua, 
tenho outras de ser sozinha. 

Fases que vão e vêm, 
no secreto calendário 
que um astrólogo arbitrário 
inventou para meu uso. 

E roda a melancolia 
seu interminável fuso! 
Não me encontro com ninguém 
(tenho fases como a lua...) 
No dia de alguém ser meu 
não é dia de eu ser sua... 
E, quando chega esse dia, 
o outro desapareceu...


  CANÇÃO DE OUTONO

Perdoa-me, folha seca, 
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo, 
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores
pelas areias do chão, 
se havia gente dormindo 
sobre o própro coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando áqueles 
que não se levantarão...

Tu és a folha de outono 
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...


 Só alguém com um talento e sensibilidade como ela para transformar tristeza em uma arte tão sublime, o que para mim tem seu auge no meu poema preferido dela 

CANTEIROS

Quando penso em você fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa, menos a felicidade
Correm os meus dedos longos em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego já me traz contentamento
Pode ser até manhã, cedo claro feito dia
mas nada do que me dizem me faz sentir alegria
Eu só queria ter no mato um gosto de framboesa
Para correr entre os canteiros e esconder minha tristeza
Que eu ainda sou bem moço para tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois se não chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço, sem ter visto a vida.





  Outro poeta brasileiro de extrema importância é Mario Quintana, a seguir, alguns poemas bonitinhos dele : 


       Amar: 

Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...
O amor é quando a gente mora um no outro.

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...


DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

E por fim, Monteiro Lobato, um dos grandes da nossa literatura , tem poemas, que apesar de infantis, trazem um significado um tanto profundo, seus poemas tem um toque de lúdico, como os do Lewis Carroll, mas tudo com um toque bem brasileiro . 

 A natureza criou o tapete
 sem fim que recobre a terra
. Dentro da pelagem deste tapete
 vivem todos os animais respeitosamente.
Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem

“Loucura? Sonho?
 Tudo é loucura ou sonho no começo. 
Nada do que o homem fez no mundo
 teve início de outra maneira, mas tantos
 sonhos se realizaram que não temos 
o direito de duvidar de nenhum”




   Por hoje é isso aí    *^.^*