);} Fora de Órbita: A Origem do Chá -->

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Origem do Chá

 

Eu adoro tomar chá, apesar de ser uma bebida muito antiga e pouco popular, eu a considero incrível por sua simplicidade, naturalidade e sabor ... apesar de não ser muito popular em nosso país nos dias de hoje, o chá já teve seus dias de glória e ainda é muito respeitado em algumas regiões 



 A Origem Do Chá ; Com tradições milenares, além das especulações, a China é considerada como a origem desta infusão, cujo consumo se espalhou a outros países dessa região pelas mãos de mercadores e monges, dando início a uma verdadeira conquista do planeta.
No início do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. A cultura teve êxito e desenvolveu-se rapidamente. O chá experimentou nestes dois países – China e Japão – uma evolução extraordinária, abrangendo não só meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.

                                                                     


  O Chá Na Europa :     No relato da sua viagem, e ao português Gaspar da Cruz, que teria citado o chá numa carta dirigida ao seu soberano. Já a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. Ao que parece, foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses.Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular. Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos, depois na Austrália e Canadá.


                                                                           


   Na Inglaterra : É um traço cultural tomar o  "chá das cinco" que  foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, a cidade de Bombaim e uma caixa de chá... O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser. Ao ritual do "chá das cinco" estão associados os tradicionais scones e a marmalade, esta última também introduzida por Catarina de Bragança.




                                                      


 Festa Maluca do Chá : esse costume do '' chá das cinco '' foi bastante difundindo quando apareceu no livro Alice No País Das Maravilhas do escritor inglês Lewis Caroll, onde no país das maravilhas esse costume acabou se tornando a festa maluca do chá, onde todos sentavam-se em uma longa mesa para beber chá, comer bolos efazer as maluquices que eram típicas dos personagens.








     O Chá Nos Dias De Hoje   

Existem atualmente cerca de três mil variedades de preparações para a infusão, embora os verdadeiros chás tenham sempre um ponto de partida: as folhas de Camellia sinensis, que é o seu nome científico. Produzidas em mais de 25 países, sobretudo na China, Índia, Indonésia, Quênia, Malawi e Sri Lanka. Os Açores é o único ponto da Europa onde o chá é cultivado.




*** Espero que tenham gostado ! 












                                                                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Viajante Fora de órbita
O que vc achou desse post ?
-Podem Colocar Opiniões,Dar Sugestões e tudo mais ...
-Coloque o link do seu blog e eu retribuo a visita e o comentário ...
--Muito Obrigada Pela Visita *--*